Comissão investiga conduta de Moreira Franco e pede esclarecimentos a Padilha

Presidência

Publicado em 18/09/2017 - 22:36 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão de Ética Pública da Presidência abriu nessa segunda-feira (18) duas investigações para apurar a conduta do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, com base na denúncia de obstrução de justiça e organização criminosa apresentada pelo Ministério Púbico Federal na última semana.

 

O colegiado também vai pedir ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha  esclarecimentos em um processo já aberto que investiga a denúncia de obstrução de Justiça por parte do ex-ministro Geddel Vieira Lima, como explica o presidente da Comissão, Mauro Menezes.

 

A comissão também decidiu abrir dois novos processos contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima e mais um contra o ex-assessor especial do presidente Michel Temer e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

 

Também nessa segunda-feira, Mauro Menezes informou que o Colegiado aplicou uma sanção ética ao secretário-geral de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio de Freitas. De acordo com Menezes o motivo foi pelo fato de Márcio ter recebido recurso da Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, enquanto ocupava o cargo de assessor da vice-presidência da República.

 

Em nota, a assessoria da Casa Civil informou que ao ser notificado, o ministro Eliseu Padilha vai demonstrar que tal denúncia se encontra amparada em delações incomprovadas, fato este que levará o Judiciário a proclamar a sua inocência.

 

A Secretaria-Geral informou que Moreira Franco não irá comentar a abertura de processo e a Secretaria de Comunicação Social informou que o secretário Márcio Freitas não irá comentar a sanção.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo