Distritão e eleições proporcionais estão na pauta da Câmara, sem acordo

Reforma Política

Publicado em 11/09/2017 - 12:43 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A Câmara volta do feriado tendo como prioridade a reforma política. O plenário pode voltar ao assunto nesta terça-feira (12). É a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema eleitoral para os cargos proporcionais, ou seja, deputados e vereadores, e cria um fundo público para financiamento das eleições.


O tema é polêmico e ainda não há acordo. É preciso definir, por exemplo, se o sistema adotado será o do chamado Distritão, que é o sistema majoritário, já para o pleito de 2018.


A ideia é votar o texto-base agora e deixar os destaques para sessões posteriores. Essa PEC é relatada pelo deputado Vicente Cândido (PT).


Outra proposta que trata da reforma política também está na pauta. Trata-se da PEC relatada pela deputada Shéridan (PSDB), que altera regras de coligações nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para ter direito ao horário gratuito de rádio e televisão e para os recursos do fundo partidário.


Nesse caso, o texto-base já foi aprovado em primeiro turno. É preciso, agora, a votação em segundo turno, o que pode ocorrer somente depois da análise da outra PEC, aquela relatada por Vicente Cândido.


Vencida essa etapa, os deputados vão se debruçar sobre outro tema em que não há acordo: a Medida Provisória (MP) do Refis que permite o parcelamento com desconto de dívidas com a União, tanto de pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.


Os descontos podem chegar a 99% quanto a multas, juros e encargos. Esta MP perderia a validade no último dia 31 de agosto, mas o prazo foi estendido até 29 de setembro justamente para que houvesse tempo hábil para votação em plenário.

 

* A participação da repórter foi ao vivo

Últimas notícias
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo