Ministro envia carta para parlamentares defendendo privatização da Eletrobras

Política

Publicado em 01/09/2017 - 20:33 Por Samanta do Carmo - Brasília

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho começou a enviar nesta sexta-feira uma carta para todos os parlamentares defendendo a necessidade de privatização do Grupo Eletrobras.

 

Na carta, o ministro admite que o tema não foi debatido com a antecedência necessária e destaca que em três anos a Eletrobras teria acumulado prejuízo superior a  R$ 34 bilhões  e registrado uma perda de patrimônio líquido da ordem de 40%.

 

Ele também diz que os custos operacionais da empresa são altíssimos e que a atuação estatal direta não é mais imprescindível para garantir o fornecimento de energia elétrica aos consumidores.

 

O professor da Unesp, Álvaro Martim Guedes, especialista em administração pública, comenta a possibilidade de privatização.

 

A decisão de repassar o controle da estatal de energia elétrica para a iniciativa privada tem enfrentado resistência no Congresso. Nesta semana, três comissões do Senado aprovaram requerimentos convidando o ministro Fernando Coelho Filho a comparecer a audiências públicas e explicar a decisão de privatizar. O ministro está em viagem à China junto com o presidente Michel Temer.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo