Reforma política volta à pauta na próxima semana; Maia quer destravar reforma da Previdência

Câmara dos Deputados

Publicado em 09/09/2017 - 07:35 Por Graziele Bezerra - Brasília

A Câmara dos Deputados volta a discutir e votar, na próxima semana, a proposta de emenda à Constituição que regula o fundo de campanha e o sistema eleitoral.

 

Nessa semana, enforcada pelo feriado, depois de muito esforço para dar quórum no plenário, os deputados votaram, em primeiro turno, o texto base da proposta da deputada Shéridan, do PSDB, que altera regras de coligações e de acesso ao Fundo Partidário.

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que a reforma política é importante, mas também aposta no apoio do governo para colocar a reforma da Previdência em pauta.

 

Sonora: “A gente ainda tem a expectativa de aprovar o sistema distrital misto pra 2022. E, depois, vamos entrar na tentativa de construir entendimentos pra votar a Previdência. Vamos pedir ao governo que nos ajude a colocar o quórum, porque a base do governo tem número, e acho que o governo tem condições de colaborar com a Câmara dos Deputados, para quando eu com os líderes definirmos a data da reforma da Previdência, a gente possa votá-la no mês de outubro."

 

Entre as alterações previstas na reforma da Previdência está a idade para se aposentar. A aposentadoria passa a ser concedida para homens a partir dos 65 anos de idade. E, para as mulheres, a idade mínima será de 62 anos. Essas idades mínimas, no entanto, serão elevadas a partir de 2020.

 

Além disso, para adquirir esse direito, o trabalhador deverá ter contribuído por, no mínimo, 25 anos.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo