Defesas de Temer e de ministros devem ser apresentadas à CCJ na quarta

CCJ

Publicado em 02/10/2017 - 08:47 Por Danyele Soares - Brasília

A defesa do presidente Michel Temer deve ser apresentada na Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira (4). A informação é do vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur, do PRB.

 

Além de Temer, também devem apresentar as alegações os advogados dos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral. Eles foram denunciados em conjunto com o presidente por obstrução de Justiça e organização criminosa.

 

Após a apresentação da última defesa, começará o contar o prazo de cinco sessões do plenário para que a comissão discuta e vote o relatório do deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB. A segunda denúncia contra Temer vai seguir um rito parecido com o da primeira acusação, mas há algumas diferenças, como explica o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco, do PMDB.

 

E um dos defensores do fatiamento da denúncia é o deputado Alessandro Molon, da Rede. Ele apresentou um requerimento pedindo que a votação do caso seja fatiada, ou seja, que o suposto envolvimento de Michel Temer seja votado à parte da possível atuação dos ministros.

 

De acordo com o presidente da comissão, a votação na CCJ deve acontecer depois do feriado do dia 12 de outubro. Após a comissão decidir pelo prosseguimento ou não da acusação, cabe ao plenário da Câmara dar a palavra final. E a expectativa do presidente da Casa, Rodrigo Maia, é que os deputados votem a denúncia até o dia 23 de outubro.

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo