Alerj decide hoje se mantém prisão de Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo

Cadeia Velha

Publicado em 17/11/2017 - 08:24 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) se reúne em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (17) para se manifestar sobre a decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) que determinou a prisão do presidente da Casa, deputado Jorge Picciani, do líder do governo, Edson Albertassi, e também do deputado Paulo Melo, todos do PMDB. 

 

Inicialmente o processo será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj, que se reúne às 13h para dar parecer favorável ou contrário sobre a medida judicial.

 

Em seguida, às 15h, este parecer será submetido ao plenário.  

 

É preciso um quórum de 36 deputados para abrir a sessão extraordinária. A decisão da Justiça será derrubada se metade mais um do total de deputados da Casa votarem pela libertação dos colegas. Como a Alerj tem 70 parlamentares, são necessários 36 votos para reverter a decisão judicial. A votação será aberta. 

 

Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo se apresentaram à Polícia Federal na tarde dessa quinta-feira (16), pouco depois do TRF-2 determinar a prisão deles. Eles foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), onde passaram por exames de corpo de delito, e depois para Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, onde passaram a noite. 

 

Em nota, a defesa de Picciani afirmou que a decisão do Tribunal Regional Federal foi incorreta e que o deputado é inocente. Também por nota a defesa de Albertassi disse que ele está certo de que vai provar sua inocência e que aguarda com tranquilidade a decisão do plenário da Assembleia Legislativa do Rio.

 

A defesa de Paulo Melo disse lamentar profundamente a decisão do TRF-2, mas diz que o deputado tem convicção de que, quando os documentos forem analisados com tranquilidade, no decorrer do processo, a Justiça vai declarar a inocência de Paulo Melo. 

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais. 

 

* A participação do repórter foi ao vivo. 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo