Com adiamento, reforma da Previdência continua em negociação até fevereiro

Reforma da Previdência

Publicado em 15/12/2017 - 10:11 Por Samanta do Carmo - Brasília

Com a votação da reforma da previdência marcada para 19 de fevereiro de 2018, o texto vai continuar em negociação. A leitura chegou a ser marcada para a tarde desta quinta-feira, mas ao discursar, o relator, Arthur Maia, do PPS, apenas confirmou algumas mudanças que estavam sendo anunciadas

 

Sonora: “O que fizemos hoje foi comunicar oficialmente, no plenário da Casa, que todas as modificações que excluem do texto tudo o que diz respeito ao trabalhador rural, ao Benefício de Prestação Continuada, tudo o que modifica a idade mínima [de contribuição] de 25 para 15 anos serão observados na nossa relatoria. Continuamos de portas abertas no sentido de fazer modificações, sobretudo, o que, eventualmente, traga apoio para a reforma.”

 

Após a fala do relator, foi anunciado o fim da greve de fome que estava sendo feita por representantes de trabalhadores rurais, na Câmara dos Deputados, e também por sindicalistas e trabalhadores urbanos, em outras cidades do país. A greve de fome já durava dez dias.

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que se reuniu durante a tarde com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o relator da reforma, comentou o adiamento.

 

Sonora: “Se fosse votada e houvesse uma derrota, certamente haveria uma taxa de crescimento meno no ano que vem. O importante é que não seja derrotado. Então, entrando em votação tem que ser aprovado. Nossa ideia é não reabrir negociações. Esse é o acordo geral. Mas, de novo: temos que respeitar a soberania do Congresso Nacional.”

 

O cronograma agora é fazer a leitura do relatório e iniciar a discussão em plenário no dia 5 de fevereiro. Nesta data, os deputados vão poder começar a propor mudanças ao texto. A votação está prevista para 19 de fevereiro.

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo