Com adiamento, reforma da Previdência continua em negociação até fevereiro

Reforma da Previdência

Publicado em 15/12/2017 - 10:11 Por Samanta do Carmo - Brasília

Com a votação da reforma da previdência marcada para 19 de fevereiro de 2018, o texto vai continuar em negociação. A leitura chegou a ser marcada para a tarde desta quinta-feira, mas ao discursar, o relator, Arthur Maia, do PPS, apenas confirmou algumas mudanças que estavam sendo anunciadas

 

Sonora: “O que fizemos hoje foi comunicar oficialmente, no plenário da Casa, que todas as modificações que excluem do texto tudo o que diz respeito ao trabalhador rural, ao Benefício de Prestação Continuada, tudo o que modifica a idade mínima [de contribuição] de 25 para 15 anos serão observados na nossa relatoria. Continuamos de portas abertas no sentido de fazer modificações, sobretudo, o que, eventualmente, traga apoio para a reforma.”

 

Após a fala do relator, foi anunciado o fim da greve de fome que estava sendo feita por representantes de trabalhadores rurais, na Câmara dos Deputados, e também por sindicalistas e trabalhadores urbanos, em outras cidades do país. A greve de fome já durava dez dias.

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que se reuniu durante a tarde com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o relator da reforma, comentou o adiamento.

 

Sonora: “Se fosse votada e houvesse uma derrota, certamente haveria uma taxa de crescimento meno no ano que vem. O importante é que não seja derrotado. Então, entrando em votação tem que ser aprovado. Nossa ideia é não reabrir negociações. Esse é o acordo geral. Mas, de novo: temos que respeitar a soberania do Congresso Nacional.”

 

O cronograma agora é fazer a leitura do relatório e iniciar a discussão em plenário no dia 5 de fevereiro. Nesta data, os deputados vão poder começar a propor mudanças ao texto. A votação está prevista para 19 de fevereiro.

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo