Cunha, Geddel, Rocha Loures e Joesley serão julgados em Brasília, decide STF

STF

Publicado em 19/12/2017 - 16:36 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O STF decidiu nesta terça-feira (19) que a imunidade penal do presidente da República não deve ser estendida a pessoas sem foro privilegiado. Com isso, a denúncia de organização criminosa contra membros do PMDB da Câmara deve ser julgada na 1ª instância da Justiça.

 

A maioria do Supremo entendeu ainda que a ação deve ser julgada em Brasília e não em Curitiba, onde havia sido encaminhado o processo e onde atua o juiz Sérgio Moro.

 

A decisão atinge o ex-deputado Eduardo Cunha, o ex-assessor da presidência Rodrigo Rocha Loures, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o empresário da JBS Joesley Batista e outros. 

 

Todos os ministros do STF concordaram em manter os processos contra acusados sem foro privilegiado na 1ª instância. Mas, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que a denúncia de organização criminosa não deve ser remetida ao juiz Sérgio Moro, mas sim a Justiça Federal em Brasília, pois os atos praticados teriam ocorrido no Distrito Federal.

 

Essa interpretação foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Tofolli, Ricardo Lewandoviski e Marco Aurélio Mello.

 

Com isso, Geddel, Cunha e Rocha Loures saem das mãos do juiz Sérgio Moro e serão julgados na Justiça Federal em Brasília.

 

Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes pediu o microfone e fez críticas a investigação conduzida pelo ex-procurador geral, Rodrigo Janot.

 

O ministro Luiz Roberto Barroso, em seguida, pediu o microfone e rebateu as críticas de Gilmar Mendes.

 

Essa foi a última sessão do Supremo Tribunal Federal antes do recesso do sistema judiciário.

 

* A produção tenta contato com a assessoria do ex-procurador Rodrigo Janot. 

 

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo