PMDB e PTB fecham questão a favor da reforma da Previdência

Câmara

Publicado em 06/12/2017 - 22:04 Por Samanta do Carmo - Brasília

A reunião da executiva nacional do PMDB começou por volta das quatro da tarde, na Câmara dos Deputados.

 

Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil e Moreira Franco, da secretaria geral da presidência, estiveram presentes.

 

Os dois anunciaram que os dirigentes do partido decidiram fechar questão a favor da reforma da previdência.

 

Quando um partido fecha questão, os deputados que votarem de forma diferente da que foi determinada pela legenda podem ser punidos. A intenção é servir de exemplo para os demais partidos da base aliada e conseguir garantir os 308 votos necessários para que o texto seja aprovado.

 

O PMDB tem 60 deputados. Três membros da executiva foram contra o fechamento de questão. Moreira Franco acredita que ninguém vai descumprir a orientação do partido. Ele também afirmou que não estão sendo feitas ameaças.

 

Mais cedo, o PTB fechou questão a favor da reforma. O partido tem 16 deputados. Em nota, o presidente do partido, Roberto Jefferson, afirmou que a reforma é primordial para a retomada do crescimento.

 

Enquanto isso, a greve de fome que está sendo feita por representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores entrou no segundo dia. Eles prometem permanecer em um dos corredores da Câmara até que sejam retirados. Hoje, o grupo recebeu apoio do líder do PT, Carlos Zaratini, e do dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile.

 

Os camponeses não acreditam que as mudanças na aposentadoria rural serão retiradas do texto da reforma, como o governo tem anunciado. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo