Governo desiste de alterar mudanças nas contas públicas

Regra de Ouro

Publicado em 09/01/2018 - 07:30 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal desistiu de mudar a regra de ouro das contas públicas que é um dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com a Constituição, o governo só pode emitir títulos públicos para pagar investimentos ou refinanciar a dívida pública.


Nos últimos dias, articulações no Palácio do Planalto pretendiam abrir a possibilidade de o governo se endividar também para pagar os chamados gastos correntes, como salários de servidores públicos, prestação de serviços e diárias de viagens.


O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, avaliou que, sem mudar a regra de ouro, o impacto nas contas públicas deve ser de R$ 150 bilhões a R$ 200 bilhões no ano que vem.


De acordo com Dyogo Oliveira, nenhuma reforma administrativa seria suficiente para tapar esse buraco. Nem mesmo se todo o governo parasse de funcionar.


De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o cumprimento da regra de ouro está garantido para este ano e, agora, o foco do governo voltará a ser a aprovação da reforma da Previdência.


Para Henrique Meirelles, mesmo que o Congresso aprove as mudanças na aposentadoria, não será suficiente para cumprir a norma no ano que vem.


O impacto de uma reforma da Previdência só seria percebido com o passar do tempo.


Se o presidente desrespeitar a regra de ouro pode responder por crime de responsabilidade e sofrer impeachment.


A pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV) Vilma Pinto aponta duas soluções. A primeira é o governo pedir ao Congresso permissão para descumprir pontos da regra de ouro. A segunda saída, de acordo com Vilma Pinto, seria garantir o cumprimento da norma, mas, neste caso, o governo deveria deixar de lado o teto de gastos públicos.


Nos anos de 2015, 2016 e 2017, o governo esteve próximo de descumprir a norma por causa dos elevados déficits fiscais.


Agora, mexer na regra de ouro deve ser preocupação para o presidente que for eleito em outubro.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo