Presidente da Fecomercio-Rio é preso acusado de participar de esquema de Sérgio Cabral

Fecomercio-Rio

Publicado em 23/02/2018 - 19:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O presidente da Fecomercio  do Rio de Janeiro, Orlando Diniz, foi preso nesta sexta-feira em um desdobramento da Operação Lava Jato. Ele foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, na zona portuária do Rio, onde prestou depoimento.

 

Além da prisão preventiva de Orlando Diniz, três funcionários da Fecomércio foram alvos de prisão temporária. Todos os mandados foram cumpridos nesta sexta-feira.

 

A ação, batizada de Jabuti, é um desdobramento da Operação Calicute, que investiga esquemas de corrupção envolvendo o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, que está preso em Curitiba e que será novamente denunciado por corrupção passiva.


De acordo com a investigação, o esquema envolvia crimes de lavagem de dinheiro e pagamentos de salários para funcionários fantasmas, ou jabutis, como eram conhecidos os contratados pela Fecomércio, que na verdade, trabalhavam para Sérgio Cabral ou outros integrantes da organização criminosa.


Segundo o procurador da República, José Augusto Vagos, os crimes teriam causado um prejuízo de 10 milhões de reais aos cofres públicos.

 

Também foi alvo da investigação o pagamento de cerca de 180 milhões de reais em honorários advocatícios com recursos do sistema Sesc, o qual Diniz presidia até dezembro do ano passado, quando foi afastado por suspeita de irregularidades.

 

Entre os escritórios beneficiados está o de Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral, que segundo José Augusto Vagos, teria recebido 20 milhões de reais.

 

Por nota, a assessoria de imprensa de Orlando Diniz afirmou que as acusações que recaem sobre ele são infundadas e que serão esclarecidas dentro do devido processo legal.


A nota informa que “inverdades” levantadas contra o grupo Fecomércio e Sesc tem resultado na destruição de projetos importantes para a sociedade fluminense e que ressalta, ainda, que Diniz sempre esteve à disposição para esclarecimentos junto às autoridades.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo