Votações na Câmara e no Senado devem ser retomadas só hoje

Política

Publicado em 06/02/2018 - 09:28 Por Kariane Costa - Brasília

Como acontece todos os anos, 21 tiros de canhão  e o hasteamento das bandeiras nacional e do Mercosul, em frente à Câmara e ao Senado, marcaram o início dos trabalhos legislativos de 2018.

 

Já dentro do plenário, com o auditório esvaziado, o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, abriu a sessão, acompanhado da presidente do Supremo, Cármen Lúcia, da procuradora-geral, Raquel Dodge, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

 

O presidente Michel Temer não foi à sessão solene. Ele foi representado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que entregou a  mensagem  presidencial, lida pelo primeiro secretário da mesa, Fernando Giacobo. No texto, Temer destacou os dados positivos da economia do Brasil no último ano e pediu que a reforma da Previdência seja prioridade na Casa.

 

Entre as pautas que devem dominar a agenda do Legislativo este ano, além da reforma da Previdência, estão a privatização da Eletrobras, a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo e os auxílios no setor público. Rodrigo Maia afirmou que, em 2018, a Câmara  terá uma agenda reformista.

 

Em seu discurso, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, além de apoiar  a reforma, defendeu a votação de um pacote de projetos sobre segurança pública.

 

O plenário da Câmara dos Deputados retoma oficialmente as votações nesta terça-feira (6). Na Câmara, os parlamentares devem votar duas medidas provisórias, uma sobre contratos de infraestrutura e outra sobre renegociação de dívidas de estados e municípios  com a União. Já na pauta dos senadores, estão previstos projetos que simplificam a situação de empresas.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo