Câmara aprova projetos da bancada feminina relacionados a estupro, feminicídio e importunação sexual

Pauta feminina

Publicado em 08/03/2018 - 12:26 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Em uma sessão presidida por deputadas mulheres, a Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (7), uma série de projetos de lei da bancada feminina, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8).

 

O primeiro projeto aprovado estabeleceu o crime de divulgação de cenas de estupro e aumentou a pena para estupro coletivo. O texto, de origem do Senado, foi alterado para punir com prisão de um a cinco anos aquele que oferecer, vender ou divulgar, por qualquer meio, fotografia ou vídeo que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável.

 

O crime de estupro, atualmente punido com prisão de seis a dez anos, teve a pena aumentada de um a dois terços nos casos de estupro coletivo – aquele cometido por duas ou mais pessoas. A nova redação também estabelece a pena para os crimes de estupro "corretivo", ou seja, quando há a intenção de controlar o comportamento social ou sexual da vítima.

 

O projeto inclui ainda o crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso na presença de alguém sem que essa pessoa concorde. Atualmente, o Código Penal enquadra a importunação sexual como contravenção penal, punindo apenas, com multa, pessoas que se masturbam ou ejaculam em transportes públicos, por exemplo. A matéria volta ao Senado para apreciação antes de ser sancionada.

 

Também nessa quarta-feira, o plenário aprovou o projeto de lei que estabelece a perda do poder familiar (do pai ou da mãe) em caso de feminicídio, de lesões gravíssimas e abuso sexual contra os filhos.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo