Fachin acata pedido da PGR e inclui Temer em inquérito da Lava Jato

Lava Jato

Publicado em 02/03/2018 - 19:09 Por Kariane Costa - Brasília

O ministro do Supremo Edson Fachin aceitou o pedido da Procuradoria-Geral da República e incluiu o presidente Michel Temer como investigado em um inquérito da Lava Jato.

 

O inquérito apura o suposto favorecimento da empresa Odebrecht  pela  Secretaria de Aviação Civil, durante o período em que os ministros  da Casa civil Eliseu Padilha e da Secretaria Geral Moreira Franco estavam na pasta, entre os anos de 2013 e 2015. Os dois já são investigados.

 

De acordo com depoimento de delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho, houve um jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014. Nesse encontro, segundo o delator, foi acertado um repasse ilícito de 10 milhões de reais ao  PMDB, atualmente MDB.

 

Na manifestação, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge,  discordou do entendimento do ex-procurador Rodrigo Janot, de que Temer  não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato.

 

Dodge argumentou que  a Constituição não permite que o presidente  seja denunciado ou processado , mas não impede a investigação em si. A procuradora diz ainda que  a demora  na investigação pode levar a perda de provas.


Na mesma decisão, Fachin também autorizou a prorrogação das investigações por mais 60 dias, a pedido da Polícia Federal e da PGR.

 

Procurado pela reportagem o Planalto informou que  não irá comentar.

 

* Áudio trocado às 19h22 do dia 02-03-18

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo