Justiça prorroga prisão temporária de acusados de ataque a prédios públicos em Humaitá, no Amazonas

Humaitá

Publicado em 29/03/2018 - 21:34 Por Renata Martins - Brasília

As  prisões temporárias de políticos e outros acusados de envolvimento com a destruição de prédios públicos e veículos de órgãos federais em Humaitá, no Amazonas, foram prorrogadas por mais cinco dias.

 

Entre os que tiveram a prisão temporária prorrogada pela Justiça, estão o prefeito de Humaitá, Herivaneo Vieira; o vereador Antônio Carlos Martins e três garimpeiros. Todos estão presos em um presídio de Porto Velho, em Rondônia.

 

O grupo é acusado de participação nos ataques em outubro do ano passado. Garimpeiros incendiaram e destruíram os prédios do Ibama, ICMBIo e Incra. A motivação foi o combate ao garimpo ilegal de ouro ao longo do Rio Madeira. Durante a fiscalização, o Ibama inutilizou as dragas que eram usadas na ação de garimpagem ilegal.

 

O Delegado da Polícia Federal de Rondônia, Marcus Vinicius Pioli, explica como os policiais conseguiram identificar os responsáveis pelo ataque.

 

Das dez pessoas presas na operação dessa semana, cinco foram liberadas na quarta-feira após as oitivas feitas pela Polícia Federal. São elas: o vice-prefeito Rademacker Chaves, dois vereadores de Humaitá e dois garimpeiros. Outras três pessoas ainda estão foragidas.


As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal de Rondônia. Humaitá está no sul do Estado do Amazonas e a apenas 200 quilômetros da capital rondoniense Porto Velho.

 

Nós não conseguimos contato com os investigados. A Prefeitura de Humaitá não retornou nosso contato.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo