MP do Rio pede afastamento de Pezão por não investir percentual mínimo na área de saúde

Ação

Publicado em 09/03/2018 - 19:04 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou, nesta quinta-feira, uma ação contra o governador Luiz Fernando Pezão por ato de improbidade administrativa. O MP pede o afastamento de Pezão do cargo por ele ter deixado de aplicar na área da saúde em 2016 o percentual mínimo de 12%.

 

Esta não é a primeira vez que o governador é alvo desse tipo de ação. Em 2015, segundo o MP, a área da saúde também recebeu menos que o previsto em lei.


O MPRJ usou como base o cálculo do Tribunal de Contas do Estado, que mostrou que em 2016 apenas 10,42% do orçamento foram gastos com saúde. Isso significa que o governo deixou de investir 574 milhões de reais.

 

Além desse valor, segundo a coordenadora do Grupo de Combate à Corrupção, Patricia Villela, há um montante de 1 bilhão e 900 milhões de reais em serviços prestados que não foram pagos.

 

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem explicou, no entanto, que a ação não deve ser concluída antes do término do mandato do governador, no fim deste ano.

 

Por nota, a assessoria do governador informou que a Procuradoria-Geral do Estado recorreu da ação no Supremo Tribunal Federal. A assessoria argumenta, ainda, que o descumprimento do índice em 2016 foi “plenamente justificado” pelos arrestos e bloqueios realizados naquele ano.

 

Patrícia Villela informou, no entanto, que, a lei é imutável e que independente do cenário econômico, o percentual a ser investido é fixo. Ela ressaltou, ainda, que além da perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos, o MP vai pedir também dano moral coletivo.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo