Navarro assume Comissão de Ética da Presidência

Política

Publicado em 13/03/2018 - 07:55 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) e conselheiro da Comissão de Ética da Presidência da República Luiz Navarro tomou posse nessa segunda-feira (12) como presidente do colegiado.


Ele assumiu o cargo no lugar de Mauro Menezes, que estava a frente da comissão há 2 anos.


A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, não contou com a participação do presidente Michel Temer.


Navarro foi eleito em fevereiro para um ano de mandato. Ao discursar, ele disse que a comissão tem que tomar decisões difíceis que nem sempre são compreendidas pela sociedade, uma vez que o alcance de punição do colegiado é, segundo ele, bastante limitado.


Luiz Navarro é advogado, formado e pós-graduado na Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no serviço público como consultor legislativo do Senado e trabalhou por dez anos na CGU, tendo passado pela secretaria executiva e por cargos de corregedoria.


A Comissão de Ética Pública é o órgão responsável por apurar, após denúncia ou ofício, a conduta de ocupantes de cargos da alta administração do Poder Executivo suspeitos de terem praticado atos de corrupção.


Alguns dos casos mais recentes envolvem ministros investigados por suposto uso indevido de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A comissão também acompanha as investigações e depoimentos feitos no âmbito da Operação Lava Jato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Trabalhadores do Samu do Rio fazem protesto contra demissões

Concurso selecionou novos profissionais para atender no serviço de emergência

Baixar arquivo
Saúde

IBGE lança site com dados da covid-19 em todos os municípios do país

Usuário pode consultar situação do seu município e de locais vizinhos

Baixar arquivo
Geral

PRF faz ações educativas em BRs até sexta-feira

A novidade este ano é a distribuição de panfletos digitais com o sistema QR Code, no qual o motorista faz a leitura de um código com a câmera do celular e tem acesso a vídeos educativos.

Baixar arquivo
Política

Ministro atribui incêndios florestais a fenômeno natural

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, criticou a campanha internacional contra o desmatamento no Brasil que, segundo ele, teria a intenção de derrubar o governo Bolsonaro.

Baixar arquivo
Esportes

Ativa contra o racismo, Ary Borges comemora chance na seleção feminina

Em entrevista na Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção feminina está em treinamento há uma semana, a meia do Palmeiras, de 20 anos, revela que usa a proeminência do futebol para combater o preconceito, seja de gênero ou racial. Ary é uma das novidades da convocação da técnica Pia Sundhage, ao lado de Pardal, do Corinthians

Baixar arquivo
Cultura

Primavera dos Museus tem atividades virtuais em 520 instituições

Até domingo, dia 27, as instituições realizam uma série de atividades com um tema em comum, Mundo Digital: Museus em transformação. Entre as mais de 1,3 mil atividades programadas estão palestras, visitas mediadas, exibição de filmes, contação de histórias, shows e rodas de conversa.

Baixar arquivo