STF mantém poder do TSE para cassar mandatos de políticos eleitos nos estados

Diploma

Publicado em 07/03/2018 - 19:08 Por Sumaia Villela - Brasília

Por 10 votos a um, o Supremo Tribunal Federal manteve o poder do Tribunal Superior Eleitoral para cassar mandatos de políticos eleitos em âmbito estadual, sem que seja preciso um julgamento anterior feito pelos tribunais regionais.

 

O julgamento, realizado nesta quarta-feira, influencia os recursos contra a expedição de diploma em mandatos de governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

 

O PDT é o autor da ação que questionava a competência do TSE. O partido defendia que a primeira instância natural para cassar o mandato desses cargos é o TRE.

 

O TSE  seria a última fase do processo, depois de apresentados todos os recursos. Caso essa tese fosse vencedora, o tempo para cassar o mandato seria maior, porque seriam obrigatórias mais etapas.

 

Processos já em curso no TSE também teriam que ser devolvidos para os Tribunais Regionais.

 

O ministro relator Luiz Fux, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, defendeu que já existe vasta jurisprudência,  tornando constitucional o julgamento direto pela instituição, e que o Código Eleitoral respalda a decisão. Fux falou também que mudar a prática prejudicaria a segurança jurídica.

 

O único a discordar foi o ministro Marco Aurélio Mello. Ele argumentou que é um direito básico a revisão de decisões -  o chamado duplo grau de jurisdição.

 

Em setembro de 2009, o relator original do processo, ministro Eros Grau, já aposentado, concedeu liminar para suspender a tramitação dos pedidos de cassação que eram influenciados pelo questionamento. Mas duas semanas depois o Plenário, por maioria de votos, negou a liminar, e os processos voltaram a correr normalmente no TSE.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo