Tribunal determina destruir gravação telefônica feita em escritório de advogados de Lula

Justiça

Publicado em 14/03/2018 - 22:46 Por Victor Ribeiro - Brasília

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, concedeu nesta quarta-feira (14) um mandado de segurança a pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E determinou a destruição da gravação feita em um telefone do escritório Teixeira, Martins e Advogados durante investigações da Operação Lava Jato.

 

O mandado de segurança questionou a decisão do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que liberou para consulta os áudios relativos a esse grampo. De acordo com a defesa, os arquivos são protegidos pelo sigilo entre clientes e advogados, e o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia determinado a eliminação deles. Mas, segundo a defesa, a decisão do Supremo não foi cumprida por Sérgio Moro, colocando em risco as garantias constitucionais.

 

O relator, desembargador João Pedro Gebran Neto, avaliou que a interceptação é legal, porque o ramal estava na lista que a empresa do ex-presidente, LILS, apresentou à Receita Federal como sendo dela. Apesar disso, o relator avaliou que o telefone grampeado não pertence a nenhuma das partes envolvidas na investigação. E considerou a prova imprestável, devendo ser excluída dos autos e inutilizada.

 

Também nesta quarta-feira, a defesa de Lula apresentou ao Supremo três recursos. Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins informou que a medida foi necessária porque a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, decidiu não incluir na pauta do plenário o pedido de habeas corpus para o ex-presidente.

 

Um dos pedidos é para que o habeas corpus seja levado a julgamento “em mesa”, independentemente de pauta, como prevê o Regimento Interno do Supremo. Os outros dois recursos pedem a concessão de liminar pelo próprio relator, ministro Edson Fachin, ou pela Segunda Turma da Corte, até que o Plenário decida a questão.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo