Juíza questiona prisão domiciliar de Maluf em São Paulo

Judiciário

Publicado em 03/04/2018 - 07:21 Por Sumaia Vilela - Brasília

A juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Leila Cury, questionou a mudança do deputado federal afastado Paulo Maluf, do PP, para cumprir prisão domiciliar em São Paulo, entre outros pontos que ela considera irregularidades, como a internação do parlamentar em hospital particular, ocorrida na semana passada.


O ofício foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira.


No documento, a juíza argumenta que a ordem dada pelo ministro Dias Toffoli para que ele cumprisse pena em casa não autorizava a mudança de domicílio, atualmente estabelecido em Brasília.


Como a execução da pena de Maluf é feita no Distrito Federal, Leila Cury informa que não existe autoridade legal instituída para fiscalizar a execução da medida em São Paulo.


Ela também menciona que já tinha convocado Maluf a comparecer em audiência quando tivesse alta hospitalar, para receber orientações sobre a prisão domiciliar e instalar tornozeleira eletrônica.


O deputado não compareceu. Por isso, pede esclarecimentos sobre a autorização dada ao condenado para mudar de estado, para entender se houve fuga, o que, segundo ela, provocaria a expedição de um mandado de prisão.


Outro questionamento é sobre a internação imediata de Paulo Maluf em hospital particular, em Brasília.


No ofício, ela avisa que o protocolo do Samu é levar o preso a unidade de saúde pública, o que não aconteceu.


Ela também reclama de não ter recebido qualquer boletim médico sobre o estado de saúde do deputado e, por isso, enviou peritos ao local de internação.


O laudo da perícia aponta que Maluf poderia voltar à prisão quando recebesse alta.


O documento será analisado pelos ministros Edson Fachin, relator da ação contra Maluf no STF, e Dias Toffoli, que concedeu a prisão domiciliar.


O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirma que o habeas corpus apresentado pela defesa pedia expressamente que Paulo Maluf cumprisse a prisão domiciliar em São Paulo.


Ele diz que perguntará ao Supremo qual Vara de Execução ficará responsável pelo caso e que Paulo Maluf está à disposição das autoridades.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo