Reforma trabalhista: decreto deve regulamentar jornada intermitente

Reforma Trabalhista

Publicado em 24/04/2018 - 16:39 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O decreto que será editado no lugar da medida provisória da reforma trabalhista que perdeu a validade só deve abordar o trabalho intermitente, sem alterar a lei aprovada pelo Congresso.

 

A informação é do deputado Rogério Marinho, do PSDB Potiguar, que conversou com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

 

Marinho foi relator da reforma trabalhista na Câmara e um dos críticos à medida provisória que alterou 17 pontos da reforma, mas que perdeu a validade nessa segunda-feira.

 

O deputado explicou que a Casa Civil deve costurar nos próximos 10 dias um decreto para regulamentar a jornada intermitente, aquela em que o trabalhador recebe por hora, sem jornada fixa, trabalhando apenas quando o patrão solicitar.

 

O deputado defende que o governo não pode, por meio de decreto, mudar a reforma trabalhista aprovada. Com isso, o decreto servirá apenas para esclarecer regras sobre a jornada intermitente.

 

Os demais pontos da medida provisória não devem mais ser incluídos no decreto, segundo defendeu o parlamentar. Com isso, as gestantes voltam a poder trabalhar em lugares insalubres desde que com atestado médico e a jornada de trabalho de 12 por 36 horas pode ser usada em qualquer tipo de atividade.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo