Segunda Turma do STF julgará denúncia contra Geddel e Lúcio Vieira Lima

Suprema Corte

Publicado em 20/04/2018 - 08:42 Por Sumaia Vilela - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o irmão dele, deputado federal Lúcio Vieira Lima, do PMDB da Bahia.


Eles são acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa.


A denúncia será julgada pela Segunda Turma da Corte, para saber se ela é aceita e aí, então, transformada em processo no STF. A data não foi definida. Fachin é o relator do inquérito e presidente a Segunda Turma.


A investigação está relacionada à apreensão, pela Polícia Federal (PF), de R$ 51 milhões em um apartamento, em Salvador.


O ex-ministro foi preso em setembro do ano passado, três dias depois que a PF encontrou o dinheiro no imóvel de um amigo do político.


Segundo a Polícia Federal, parte do dinheiro teria origem em um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013. Há época Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição.


A defesa de Geddel afirma que o dinheiro é fruto do investimentos no mercado de incorporação imobiliária, com dinheiro vivo, e ele só estava guardando o montante no local.


Também foram denunciados a mãe de Geddel, Marluce Vieira Lima, e um ex-assessor do deputado Job Brandão.

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo