Lula recorre da decisão de Fachin de enviar pedido de liberdade ao plenário do STF

STF

Publicado em 28/06/2018 - 09:28 Por Danyele Soares - Brasília

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Edson Fachin de enviar a análise do pedido de liberdade do petista para o plenário da Corte. Fachin, que é o relator da Operação Lava Jato,  retirou o julgamento do caso da Segunda Turma, formada pelos ministros: Gilmar Mendes,  Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Edson Fachin


Na reclamação, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, contesta a ação de Fachin afirmando que o ministro não demonstrou a presença de qualquer hipótese que o regimento interno do Supremo autoriza o relator a enviar o caso ao plenário. E também questiona o Tribunal sobre as razões pelas quais, segundo o defensor, apenas os processos contra Lula com a perspectiva de resultado favorável na Segunda Turma são submetidos ao plenário.


O pedido de liberdade do ex-presidente seria julgado no órgão fracionado nesta semana, mas não foi analisado por causa da decisão de Fachin. Em um pedido semelhante envolvendo o ex-ministro José Dirceu, os integrantes da Segunda Turma concederam liberdade ao réu para que aguarde o julgamento dos recursos aos tribunais superiores.


Lula foi condenado a 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o triplex no Guarujá em São Paulo. A Justiça aceitou a tese da acusação de que o petista seria o verdadeiro dono do imóvel e teria recebido o apartamento como propina por parte da OAS. Mas a defesa nega e afirma que não há provas de que o triplex pertence ao ex-presidente.

 

* Matéria foi atualizada com informações consolidada às 9:45

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo