MP que cria Ministério da Segurança Pública vai à sanção presidencial

Senado

Publicado em 20/06/2018 - 09:42 Por Graziele Bezerra - Brasília

O Senado aprovou nessa terça-feira (19) a criação do Ministério da Segurança Pública. O novo ministério, que na redação original da medida provisória (MP) era para ser temporário, passa a ser permanente e coordenará a integração da área de segurança pública entre a esfera federal, os estados, municípios e Distrito Federal.


De acordo com o texto, as polícias federal, rodoviária federal e ferroviária federal integrarão a nova estrutura. Também serão responsáveis pela organização e manutenção das polícias do Distrito Federal e pelo planejamento e administração da política penitenciária nacional.


O projeto também define as regras para a cessão de policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal para exercício em órgãos do Distrito Federal e da União.


No caso dos servidores militares, poderão ser cedidos somente após cinco anos de efetivo serviço na corporação e o total de cessões será limitado a 5% do efetivo.


O texto votado em plenário manteve a permissão para que o ministro da Segurança Pública, após entendimento com o ministro da Defesa, solicite ao presidente da República o uso de militares das Forças Armadas.


O texto será encaminhado à sanção presidencial.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo