Temer alerta sobre uso da desinformação no período eleitoral

Seminário

Publicado em 20/06/2018 - 15:56 Por Danyele Soares - Brasília

Em seminário sobre fake news, o presidente Michel Temer afirmou que, no período eleitoral, há candidatos que apostam na desinformação de olho nos próprios interesses. Segundo ele, para evitar que o fenômeno influencie o resultado da disputa, os eleitores devem buscar representantes que tenham convicções compatíveis com o que o cidadão pensa.

 

O encontro reuniu representantes dos poderes Judiciário e Legislativo. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, as notícias falsas prejudicam o pleito e, para combatê-las, é preciso mais imprensa e mais jornalismo. E completou dizendo que o fenômeno pode até causar a anulação da eleição se o resultado for consequência das fake news.

 

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, comentou o mau uso das redes sociais e o impacto dessas mídias na propagação de notícias falsas. Exemplificou que duas horas de circulação de uma informação fabricada podem acabar com meses e anos de trabalho.

 

O seminário “O impacto social, político e econômico das fake news” é promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão. Segundo a entidade, é preciso empenho de todos para amenizar os impactos das notícias falsas não só nas próximas eleições, mas também nos períodos comuns, em respeito à moral, à vida e à intimidade de cada indivíduo.

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo