Cinco partidos já lançaram oficialmente os candidatos à Presidência da República

Convenção

Publicado em 23/07/2018 - 15:59 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A disputa pelo Palácio do Planalto começou oficialmente na última sexta-feira. De lá para cá, cinco partidos lançaram candidatos à Presidência da República.

 

O PDT, Partido Democrático Trabalhista, lançou Ciro Gomes. Ex-ministro da fazenda, no governo de Itamar Franco, e ex-ministro da Integração Social, no governo Lula, Ciro já foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, e deputado federal. O PDT ainda não apresentou alianças partidárias, nem o candidato a vice da chapa.

 

O PSTU, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, lançou a candidatura da sindicalista sergipana Vera Lúcia e o ativista Hertz Dias como vice. Ela foi operária na indústria de calçados e hoje é professora do Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos. O PSTU informou que não fará coligações partidárias.

 

O Partido Social Cristão, o PSC, lançou como candidato a assumir o Planalto o ex-presidente do banco BNDES, Paulo Rabello de Castro. Rabello é economista e já presidiu também o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O PSC não escolheu um vice para a chapa e não divulgou alianças partidárias.

 

Já o partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, lançou como candidato a presidência o coordenador-nacional do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, e a liderança indígena Sônia Guajajara como vice. Boulos é formado em filosofia na USP, a Universidade de São Paulo. 

 

Por fim, o PSL, Partido Social Liberal, lançou a candidatura à presidência do deputado Federal Jair Bolsonaro. Capitão do Exército reformado, Bolsonaro está no sétimo mandato na Câmara dos Deputados. O PSL ainda não formou alianças com outros partidos nem divulgou quem será o vice da chapa.

 

O prazo para as convenções partidárias, que definem os candidatos a presidência, termina no dia 5 de agosto. Os partidos terão até o dia 15 do mês para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

 

* Matéria corrigida às 20h39. Foi retirado o trecho  "O PSOL também não anunciou alianças partidárias". O partido está coligado com o PCB.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo