Desembargador plantonista reafirma soltura de Lula

TRF-4

Publicado em 08/07/2018 - 17:30 Por Juliana César Nunes - Brasília

O desembargador Rogério Favreto determinou novamente a soltura imediata do ex-presidente Lula. Favreto indeferiu o pedido de reconsideração do Ministério Público Federal e considerou indevida a decisão do juiz federal João Pedro Gebran Neto, que publicou despacho revogando primeira liminar favorável à soltura do ex-presidente.

 

Rogério Favreto diz que enquanto juiz plantonista tem prerrogativa para tomar decisões e o fez a partir de fato novo, que seria a condição de pré-candidato do ex-presidente Lula. Nessa condição, o desembargador entende que deve ser assegurado os direitos políticos e a liberdade de expressão até a condenação transitar em julgado.

 

O advogado de defesa do ex-presidente Lula Cristiano Zanin Martins publicou nota à imprensa na qual critica o juiz Sérgio Moro por ter, segundo ele, atuado contra o cumprimento da ordem de soltura. No início da tarde Moro publicou despacho em que pede à autoridade policial para aguardar decisão do relator do processo, que é Gebran Neto.

 

Lula foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de direito. Ele se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril e desde então está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo