Especialistas divergem sobre decisões envolvendo o ex-presidente Lula

Habeas Corpus

Publicado em 09/07/2018 - 15:46 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As decisões desse domingo de mandar soltar o ex-presidente Lula e depois de mantê-lo preso repercutiram no meio jurídico, gerando análises divergentes sobre a competência do desembargador Rogério Favreto, que acatou o habeas Corpus a favor de Lula.

 

Para o especialista em direito penal e criminal, Adib Abdouni, o desembargador não tinha competência para decidir sobre o assunto.

 

Já a professora de Direito Penal da Universidade de Brasília, Beatriz Vargas, acredita que o desembargador de plantão tinha, sim, autonomia para julgar o caso.

 

Os especialistas também discordam sobre os despachos do juiz Sérgio Moro, e do desembargador Gelbran Neto, relator do caso, que questionaram a decisão de soltar o ex-presidente.

 

Para o especilista Adib Abdouni, os magistrados agiram corretamente para evitar uma decisão que consideram ilegal; já para a professora Beatriz Vargas, houve um ativismo dos magistrados, pois o normal seria esperar a segunda-feira para reverter o habeas corpus, quando acaba o plantão do judiciário.

 

Outro especialista ouvido pela reportagem, o professor em direito penal, Melillo Diniz, acredita que todas as decisões foram incomuns e revelam uma disputa dentro do TRF-4, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

 

Em comum, os três especialistas ouvidos pela reportagem acreditam que o episódio constrange e desgasta o Poder Judiciário.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo