Especialista diz que insatisfação com políticos não deve ser motivo para deixar de votar

Especialista

Publicado em 28/08/2018 - 13:12 Por Danyele Soares - Brasília

Quase 80% dos deputados federais e 40% dos senadores vão tentar a reeleição em outubro. O número pode levar o eleitor a se questionar: por que tantos parlamentares querem um novo mandato?


Para o professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Caldas, os congressistas buscam retornar ao Legislativo porque querem dar continuidade a projetos e à carreira política, que oferece benefícios, como salário, visibilidade e até foro privilegiado.


No pleito de outubro, o professor acredita que dos 400 candidatos à reeleição na Câmara e dos 32 no Senado, metade deve ser reeleita.


Mas Ricardo Caldas lembra que a margem de votos brancos e nulos pode ser alta, já que parte dos eleitores está insatisfeita com a classe política após vários escândalos de corrupção.


Porém, para o especialista, anular o voto ou deixar de comparecer ao pleito não são soluções.


Sobre parlamentares que estão há vários mandatos no exercício do cargo, o especialista defende que a política é vocação, mas também profissão.


Ricardo Caldas afirma que deve haver um equilíbrio entre os dois. Segundo ele, não basta haver vocação, o político tem que entender que existem regras para se aprovar uma proposta.


Por outro lado, diz que o indivíduo deve escolher a política por ser compatível com o perfil e não para seguir, por exemplo, heranças familiares.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo