Presidente do TRF-4 rebate afirmação do diretor-geral da PF; nega que tenha ordenado não soltar Lula

Habeas Corpus

Publicado em 13/08/2018 - 20:40 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente do TRF-4, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador Thompson Flores, negou, nesta segunda-feira, que tenha dado ordem por telefone para o diretor-geral da Polícia Federal não soltar o ex-presidente Lula.

 

Em nota, o TRF-4 disse que o presidente do tribunal apenas informou ao diretor da Polícia Federal que despacharia em poucos minutos a decisão sobre o possível conflito de jurisdição entre o juiz de plantão e o relator do caso.

 

No dia 8 de julho, o desembargador Rogério Favreto mandou soltar o ex-presidente Lula, e foi seguido por várias decisões contrárias que impediram a soltura do ex-presidente.

 

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o Diretor da Polícia Federal, Rogério Gallôro, informou que recebeu ligação do presidente do TRF4 determinando que não soltasse Lula.

 

A bancada do PT na Câmara informou nesta segunda-feira que vai entrar com representações no CNJ contra os envolvidos no caso do habeas corpus do ex-presidente. O líder do PT na câmara, deputado Paulo Pimenta, acredita que foram cometidos crimes.

 

Na nota, o TRF-4 ainda comenta outra reportagem, da revista Veja, em que se afirma que o desembargador Gebran Neto teria dito a amigos que ignorou a letra fria da lei, desconsiderando a competência do juiz de plantão, para, segundo ele, evitar um erro maior, que seria a soltura do ex-presidente.

 

O tribunal afirmou que o desembargador Gebran não autoriza ninguém a falar em seu nome e que suas posições são expostas apenas nos autos do processo.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo