Proposta de governo de Ciro Gomes prevê reformas econômicas e de gestão pública

PDT

Publicado em 07/09/2018 - 06:10 Por Ana Luísa Praser - Brasília

O Plano de governo de Ciro Gomes e Kátia Abreu, da coligação Brasil Soberano, propõe reformas nas áreas fiscal, tributária, previdenciária, orçamentária e de gestão pública.

 

O documento propõe a revogação da Emenda Constitucional 95, conhecida como Teto dos Gatos e que congela por 20 anos os gastos do governo, e a substituição por um outro mecanismo de controle progressivo de gastos.

 

Outras propostas que prometem aumentar a arrecadação fiscal sem apertar no bolso do contribuinte comum são o aumento do percentual de tributação sobre heranças e a recriação do imposto sobre lucros e dividendos, extinto em 1995.

 

O texto prioriza o investimento em educação; e cita medidas como promover a universalização do acesso à escola para população entre 4 e 17 anos, erradicação do analfabetismo e redução da evasão escolar.

 

Para a saúde, a estratégia será reforçar, priorizar e ampliar a oferta da atenção básica e aprimorar os atendimentos de alta complexidade.

 

Já na segurança pública, o projeto é melhorar as condições de trabalho da polícia, da inteligência investigativa e o policiamento nas fronteiras, além de aumentar o combate ao tráfico de armas e ao crime organizado.

 

Na geração de empregos, as apostas são a estimulação do agronegócio e a reindustrialização do país, com investimentos em inovações, modernização dos serviços e foco no aumento das exportações.

 

Se eleita, a chapa de Ciro e Kátia também pretende ampliar o crescimento do país para 5% ao ano.

 

A expectativa é criar condições para que em 15 anos o Brasil atinja os atuais níveis de renda per capita e de desenvolvimento humano de Portugal.

 

Ciro Gomes foi deputado estadual e governador do Ceará, prefeito de Fortaleza e ministro de estado nos governos de Itamar Franco e Lula.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo