Confira o depoimento da repórter da Radiobrás que cobriu a Constituinte

Cobertura Jornalística

Publicado em 05/10/2018 - 12:51 Por Deogracia Pinto - Brasília

Há 31 anos fui designada pelo presidente da então Radiobrás a trabalhar na Câmara dos Deputados como repórter de televisão para o Diário da Constituinte, jornal criado pela Assembleia Nacional Constituinte e que foi ao ar, pela primeira vez, no dia 8 de abril 1987.

 

Me apresento para a nova tarefa e vejo que lá, tudo era diferente. Os dias eram preenchidos por entrevistas e debates.  As reuniões chegavam a ser realizadas madrugadas adentro.

 

Os assuntos eram diversos na tentativa de mudar a vida da população. A Primeira Emenda, de iniciativa popular apresentada à Câmara dos Deputados, veio de um bairro pobre da cidade de Salvador, na Bahia.

 

Com mais de 30 mil assinaturas pedia, apenas, um recanto para os aposentados.

 

Os parlamentares, que até aquele momento eram novos e desconhecidos, se tornaram populares.

  

Quando saia com a equipe para entrevistá-los, lá estavam, enfileirados, no Salão Verde da Câmara. Eram 559 parlamentares de todas as regiões do país e de 13 partidos políticos.


Alguns, de primeiro mandato, querendo marcar presença e ficar conhecido.

 

A pauta da semana era baseada na agenda dos trabalhos realizados pelos constituintes, que acompanhei por cerca de um ano e meio, até a promulgação da Constituição Cidadã, que neste 5 de outubro completa 30 anos.

 

Além de mim, outros oito profissionais cedidos pela então Radiobrás formavam a equipe.

 

Fomos responsáveis por registrar momentos importantes do processo de elaboração da nova Constituição, que nascia junto com a redemocratização do país.  Foram 4.871 entrevistas de parlamentares e mais de 300 gravações com cidadãos, muitos representando movimentos comunitários ou entidades de classe.

 

O contato com a população do interior do país foi uma das coisas que mais marcou dessa época.

 

No total, foram 716 edições – com aproximadamente cinco minutos - produzidas pela nossa equipe e veiculadas, duas vezes ao dia, obrigatoriamente em 170 emissoras de televisão do país.

 

A última edição foi realizada na promulgação da Nova Carta.

Últimas notícias
Economia

FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk Sofia Lykawka vive no Japão há 20 anos e é o responsável por estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar. Ele diz que ainda não é possível definir um valor fixo para a massa, nem para a órbita do possível novo planeta

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana 2024

Foi com muita emoção, mas o Fluminense venceu a LDU Quito, no Maracanã, por 2 a 0.

Baixar arquivo
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo