Defesas se manifestam sobre delação do ex-ministro Palocci

Delação

Publicado em 01/10/2018 - 21:54 Por Samanta do Carmo - Brasília

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, afirmou por meio de nota que a conduta adotada nesta segunda-feira pelo juiz Sérgio Moro apenas reforça o caráter político dos processos e da condenação imposta ao ex-presidente.


Afirma também que a delação de Palocci foi recusada pelo Ministério Público e que o ex-ministro da Fazenda teria mentido mais uma vez, sem apresentar nenhuma prova, para obter benefícios.

 

A delação premiada de Palocci foi acordada com a Superintendência da Polícia Federal, em abril, depois que o Ministério Público Federal rejeitou o acordo. A delação foi homologada pela Justiça em junho, após o Supremo Tribunal Federal decidir que delegados das polícias Civil e Federal também podem negociar este tipo de acordo.  

 

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota semelhante, onde acusa o juiz Sergio Moro de interferir de forma arbitrária e ilegal no processo de eleições, ao dar publicidade ao que o PT chama de mentiras de Antonio Palocci.

 

A ex-presidenta Dilma, por meio da assessoria de imprensa, comentou que o Tribunal Regional Federal da Quarta Região suspendeu a tramitação da delação até que Palocci apresentasse provas mínimas para suas alegações e na que na homologação não é avaliado a idoneidade dos depoimentos.

 

Por isso, ela afirma que é estarrecedor que a delação tenha sido acolhida e tido o sigilo quebrado por um juiz de primeira instância, sobretudo, em meio à campanha eleitoral. A ex-presidenta ainda diz que Palocci teria inventado que as duas campanhas dela à Presidência teriam arrecadado 1 bilhão e 400 milhões de reais.

 

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto declarou, por nota, que a indicação de Jorge Zelada para a estatal de petróleo foi do PMDB de Minas Gerais, e não teria havido participação do Presidente Michel Temer na escolha do nome. Henrique Eduardo Alves também disse que a indicação foi do PMDB de Minas, e que ele, na condição de líder do partido, apenas encaminhou o nome.

 

Também por meio de nota, a Petrobras afirma ser reconhecidamente vítima de atos desvendados pela Operação Lava- Jato e diz que colabora com as autoridades nas investigações.

 

A defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha informou que não vai se manifestar. O PP e o PTB ainda não se posicionaram sobre as acusações.

 

Preso desde setembro de 2016, Antonio Palocci foi condenado a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi ministro dos governos Lula e Dilma e está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

 

* Ouça também

 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2018-10/sergio-moro-retira-sigilo-de-depoimento-de-palocci-dado-em-abril-pf

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo