Defesas se manifestam sobre delação do ex-ministro Palocci

Delação

Publicado em 01/10/2018 - 21:54 Por Samanta do Carmo - Brasília

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, afirmou por meio de nota que a conduta adotada nesta segunda-feira pelo juiz Sérgio Moro apenas reforça o caráter político dos processos e da condenação imposta ao ex-presidente.


Afirma também que a delação de Palocci foi recusada pelo Ministério Público e que o ex-ministro da Fazenda teria mentido mais uma vez, sem apresentar nenhuma prova, para obter benefícios.

 

A delação premiada de Palocci foi acordada com a Superintendência da Polícia Federal, em abril, depois que o Ministério Público Federal rejeitou o acordo. A delação foi homologada pela Justiça em junho, após o Supremo Tribunal Federal decidir que delegados das polícias Civil e Federal também podem negociar este tipo de acordo.  

 

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota semelhante, onde acusa o juiz Sergio Moro de interferir de forma arbitrária e ilegal no processo de eleições, ao dar publicidade ao que o PT chama de mentiras de Antonio Palocci.

 

A ex-presidenta Dilma, por meio da assessoria de imprensa, comentou que o Tribunal Regional Federal da Quarta Região suspendeu a tramitação da delação até que Palocci apresentasse provas mínimas para suas alegações e na que na homologação não é avaliado a idoneidade dos depoimentos.

 

Por isso, ela afirma que é estarrecedor que a delação tenha sido acolhida e tido o sigilo quebrado por um juiz de primeira instância, sobretudo, em meio à campanha eleitoral. A ex-presidenta ainda diz que Palocci teria inventado que as duas campanhas dela à Presidência teriam arrecadado 1 bilhão e 400 milhões de reais.

 

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto declarou, por nota, que a indicação de Jorge Zelada para a estatal de petróleo foi do PMDB de Minas Gerais, e não teria havido participação do Presidente Michel Temer na escolha do nome. Henrique Eduardo Alves também disse que a indicação foi do PMDB de Minas, e que ele, na condição de líder do partido, apenas encaminhou o nome.

 

Também por meio de nota, a Petrobras afirma ser reconhecidamente vítima de atos desvendados pela Operação Lava- Jato e diz que colabora com as autoridades nas investigações.

 

A defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha informou que não vai se manifestar. O PP e o PTB ainda não se posicionaram sobre as acusações.

 

Preso desde setembro de 2016, Antonio Palocci foi condenado a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi ministro dos governos Lula e Dilma e está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

 

* Ouça também

 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2018-10/sergio-moro-retira-sigilo-de-depoimento-de-palocci-dado-em-abril-pf

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo