OEA elogia rapidez na apuração de votos, mas diz que fake news impactaram 1º turno

Apuração

Publicado em 08/10/2018 - 18:58 Por Victor Ribeiro - Brasília

A grande quantidade de notícias falsas, as fake news, e a lentidão da Justiça ao julgar registros de candidaturas impactaram negativamente o primeiro turno das eleições no Brasil. Essa é a conclusão do relatório preliminar divulgado nessa segunda-feira pela Missão de Observação Eleitoral da OEA, Organização dos Estados Americanos.

 

Foi a primeira vez que 41 especialistas de 18 nacionalidades acompanharam as eleições no país. Para eles, tanto as instituições brasileiras quanto a imprensa têm se esforçado no combate às mentiras, mas o desafio é conseguir levar a verdade para os grupos privados de discussões, como os do WhatsApp.

 

Já sobre a ação da Justiça, os observadores afirmaram que, durante o momento do voto, várias candidaturas ainda dependiam de decisões judiciais para serem validadas. Isso, de acordo com o relatório, gerou incerteza no processo eleitoral.

 

A missão da OEA vistoriou o sistema eletrônico de votação. Considerou as urnas eletrônicas seguras e elogiou a rapidez na apuração dos votos. Pediu que, para o segundo turno, os candidatos evitem a polarização e valorizem o debate de ideias, de forma pacífica.

 

O relatório final dos observadores internacionais será divulgado somente após o segundo turno, que também será acompanhado pela OEA.

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo