Prefeitos de três municípios do Rio de Janeiro foram eleitos neste domingo, segundo o TSE, Tribunal Superior Eleitoral.
A eleição suplementar no Rio de Janeiro aconteceu em Mangaratiba na região metropolitana, Aperibé, na região serrana, e Laje do Muriaé, no norte fluminense.
Alan Bombeiro, do PSDB, venceu a eleição em Mangaratiba, com 65,36% dos votos válidos. Ele será o quarto prefeito a ocupar o cargo desde 2016. O novo pleito foi necessário porque a chapa do então prefeito Aarão de Moura e de seu vice, Renildo Brandão, do PPS, foi cassada por abuso de poder praticado nas eleições de 2008, quando Aarão também tinha sido eleito para o cargo.
Desde então, a prefeitura teve mais dois representantes, o então presidente da Cãmara Municipal, Vitor Tenório, do PDT, foragido desde agosto por denúncias relacionadas a desvio de recursos públicos, e o vereador Carlos Alberto Ferreira, do Podemos, que ocupa o cargo interinamente no momento.
Em Aperibé, a eleição terminou com vitória de Wandelar, do PSDB, com 58,69% dos votos válidos. Ele substitui o prefeito Flávio Diniz, mais conhecido como dezoito, condenado por abuso de poder político.
Já em Laje do Muriaé, o vitorioso foi José Eliezer, do MDB, com 51% dos votos. O ex-prefeito da cidade, Dr. Rivelino, foi condenado por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2016. Os novos prefeitos vão cumprir um mandato tampão até o fim de 2020.