Rosa Weber e presidentes de TREs divulgam carta em defesa da segurança das urnas

Segundo Turno

Publicado em 22/10/2018 - 16:12 Por Sayonara Moreno - Brasília

A seis dias do segundo turno das eleições, presidentes de tribunais regionais eleitorais de todo o país se reuniram com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, nesta segunda-feira (22), em Brasília.

 

Durante o encontro, o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, Márcio Vidal, garantiu que o segundo turno vai ser mais tranquilo que o primeiro, sobretudo pelo excesso de filas registradas. Esse problema ele atribuiu a vários fatores, e cita a redução de seções eleitorais.


Entre as soluções pensadas para as grandes filas, está o aumento de servidores e voluntários que vão atuar no próximo domingo de eleições.

 

Márcio Vidal também comentou sobre as fake news e disse que o assunto é mais complicado de ser resolvido, porque não há como se controlar a disseminação dessas notícias falsas. Mas quando elas são contra a própria justiça eleitoral, ele garante a segurança do processo eleitoral e democrático.

 

Também presidente do TRE do Mato Grosso, Marcio Vidal disse que tentativas de controlar fake news podem ser mal interpretadas.

 

Após da reunião, a Justiça Eleitoral divulgou uma “carta à nação brasileira”, em nome da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber e assinada pelos presidentes de todos os TREs do país. O documento contém seis itens, que versam sobre a segurança da urna eletrônica e desmente notícias falsas veiculadas nos últimos dias, sobre a confiabilidade das urnas.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo