UNE terá que retirar do site conteúdos relacionados à campanha de Bolsonaro

Justiça Eleitoral

Publicado em 22/10/2018 - 16:10 Por Samanta do Carmo - Brasília

O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou parcialmente o pedido feito pela campanha de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL, e determinou que a UNE, a União Nacional dos Estudantes, retire do ar postagens que configurariam propaganda eleitoral irregular, já que instituição é oficialmente uma pessoa jurídica.

 

Na decisão, o ministro afirma que o Tribunal já tinha se pronunciado em 2010, proibindo a veiculação de propaganda eleitoral na internet em páginas de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, mesmo que gratuitamente.

 

As postagens consideradas propaganda comentavam as propostas de Jair Bolsonaro para a educação, como ensino a distância, a falta de menção no plano de governo sobre a melhoria dos salários dos professores e de comprometimento com o financiamento das universidades públicas, considerando como nocivas para os estudantes.

 

A presidente da UNE, Mariana Dias, argumentou que mesmo oficialmente registrada como pessoa jurídica, a instituição é representativa dos estudantes e política e afirmou que desde o primeiro turno a organização tem postado conteúdos sobre os planos de governo dos candidatos à Presidência da República. A UNE disse que vai recorrer da decisão ainda nesta segunda-feira.

 

O ministro Sérgio Banhos negou, no entanto, responsabilizar a entidade por uma página no Facebook que faria propaganda contra o candidato do PSL e determinou que a empresa Facebook forneça em 48 horas a identificação do autor da página. 

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo