Urnas do Distrito Federal são sorteadas para verificação da confiabilidade do sistema

Distrito Federal

Publicado em 27/10/2018 - 14:56 Por Sumaia Villela - Brasília

No Distrito Federal foram sorteadas neste sábado seis urnas que vão ser testadas para verificar se o sistema é confiável, ou seja, se há risco de fraude.

 

O sorteio é manual, parecido com um bingo, para escolher quais seções vão ter as urnas fiscalizadas. O evento é aberto ao público.

 

Três urnas são retiradas das seções e substituídas por outras. As que foram recolhidas são levadas ao TRE para a realização de uma votação interna. Estudantes de uma escola pública e partidos anotam seus votos em cédulas de papel.

 

Neste domingo, antes do início do pleito, os aparelhos são alimentados com os votos escritos pelos funcionários do Tribunal, segundo o juiz presidente da Comissão de Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral, Eduardo Rosas.

 

Todo o processo é filmado. Dessa forma, se tiver alguma diferença entre os votos escritos e os digitados, é possível checar na gravação se a pessoa digitou errado. Essa fiscalização ocorre desde 2002 e nunca foi encontrada imprecisão, segundo o TRE.

 

As urnas usadas na votação interna vão sair do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga, da Escola Classe 3, de Ceilândia, e da Escola Classe da 316 norte, no Plano Piloto.

 

Outras três urnas vão passar por inspeção no local antes do início da votação de domingo, uma novidade deste pleito.

 

Foram sorteadas as do Centro Educacional 2, do Cruzeiro Novo, a da Escola Classe 52, da Ceilândia, e Centro de Ensino Fundamental 2, do Paranoá.

 

O sorteio foi acompanhado por integrante da missão da Organização dos Estados Americanos que observa a eleição brasileira deste ano, e por outras instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil, representada por Gabriel Villarim.

 

Esse é uma das formas da Justiça Eleitoral demonstrar a honestidade do sistema de votação.

 

Neste domingo todos os partidos vão poder acompanhar ao vivo a totalização dos votos no Tribunal Superior Eleitoral.

 

A coligação do candidato Jair Bolsonaro fez o pedido, nesta sexta-feira (26) , para que representantes das duas coligações fizessem esse acompanhamento. O TSE informou que o convite já tinha sido feito, inclusive no primeiro turno.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo