Deputados do Rio iniciam debate sobre Orçamento com déficit de R$ 8 bilhões

Orçamento Anual

Publicado em 21/11/2018 - 20:23 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Na primeira discussão sobre a Lei do Orçamento Anual do Governo do Estado do Rio de Janeiro,  no plenário da Assembleia Legislativa, apenas deputados da oposição se dispuseram a debater o projeto de lei enviado pelo  Executivo.


A proposta, que estima a receita e fixa a despesa do estado para o ano de 2019, prevê um déficit orçamentário de R$ 8 bilhões.


O deputado Luiz Paulo do PSDB lembrou que na previsão de receita consta cinco bilhões de reais do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais, sem que a casa tenha apreciado sua prorrogação, já que o fundo se extingue em 31 de dezembro. Se ele não for prorrogado o rombo chegará a 13 bilhões.


O deputado Gilberto Palmares, do PT, foi outro parlamentar que usou os microfones  para questionar a proposta. Palmares considerou irresponsabilidade iniciar as discussões do orçamento sem debater o Fundo, apontando ainda  que o Estado tem feito vários cortes em programas financiados por ele, como o Bilhete Único.

 

Palmares ainda lembrou que o Estado acumula restos a pagar, de dívidas com os fornecedores.


De acordo com a Alerj, na  justificativa da Lei Orçamentária Anual (LOA), o governador Luiz Fernando Pezão explica que a proposta levou em conta o cenário atual adverso em que o estado se encontra e também destacou que a elaboração do projeto observou as diretrizes do Plano de Recuperação Fiscal.

 

Nesta quinta-feira haverá nova discussão da LOA em plenário e, depois, os deputados terão um prazo de cinco dias úteis para formular emendas. A votação da redação final do projeto está prevista para 19 de dezembro.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo