Deputados do Rio iniciam debate sobre Orçamento com déficit de R$ 8 bilhões

Orçamento Anual

Publicado em 21/11/2018 - 20:23 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Na primeira discussão sobre a Lei do Orçamento Anual do Governo do Estado do Rio de Janeiro,  no plenário da Assembleia Legislativa, apenas deputados da oposição se dispuseram a debater o projeto de lei enviado pelo  Executivo.


A proposta, que estima a receita e fixa a despesa do estado para o ano de 2019, prevê um déficit orçamentário de R$ 8 bilhões.


O deputado Luiz Paulo do PSDB lembrou que na previsão de receita consta cinco bilhões de reais do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais, sem que a casa tenha apreciado sua prorrogação, já que o fundo se extingue em 31 de dezembro. Se ele não for prorrogado o rombo chegará a 13 bilhões.


O deputado Gilberto Palmares, do PT, foi outro parlamentar que usou os microfones  para questionar a proposta. Palmares considerou irresponsabilidade iniciar as discussões do orçamento sem debater o Fundo, apontando ainda  que o Estado tem feito vários cortes em programas financiados por ele, como o Bilhete Único.

 

Palmares ainda lembrou que o Estado acumula restos a pagar, de dívidas com os fornecedores.


De acordo com a Alerj, na  justificativa da Lei Orçamentária Anual (LOA), o governador Luiz Fernando Pezão explica que a proposta levou em conta o cenário atual adverso em que o estado se encontra e também destacou que a elaboração do projeto observou as diretrizes do Plano de Recuperação Fiscal.

 

Nesta quinta-feira haverá nova discussão da LOA em plenário e, depois, os deputados terão um prazo de cinco dias úteis para formular emendas. A votação da redação final do projeto está prevista para 19 de dezembro.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo