Justiça transforma para preventiva prisão de investigados na Operação Furna da Onça

Furna da Onça

Publicado em 13/11/2018 - 10:03 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Justiça Federal no Rio de Janeiro transformou a prisão de 15 dos 22 investigados na Operação Furna da Onça de temporária para preventiva, que é aquela que não tem prazo determinado para acabar.

 

A decisão foi tomada na noite dessa segunda-feira (12) e atendeu a pedido do Ministério Público Federal. O órgão alegou a necessidade de garantir a aplicação da lei penal e a preservação da ordem pública, tendo em vista a gravidade dos crimes praticados e as tentativas de destruição de provas.

 

Os procuradores destacaram ainda que há indícios de que alguns investigados tiveram acesso a informações sobre a operação antes de a ação ser deflagrada.

 

Além disso, segundo o MPF, a volta dos investigados aos cargos de deputados estaduais ou outras funções públicas representaria risco para a coleta de provas e também a possibilidade de eles continuarem praticando os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

O decreto alcançou 9 dos 10 deputados estaduais do Rio que foram alvos da ação. Tiveram a prisão temporária transformada em preventiva os deputados estaduais André Correa (DEM); Chiquinho da Mangueira (PSC); Coronel Jairo (MDB); Luiz Martins (PDT); Marcos Abrahão (Avante); e Marcus Vinícius “Neskau” (PTB).

 

Já Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do MDB, que já estavam presos preventivamente, tiveram nova preventiva decretada.

 

O Ministério Público Federal também tinha solicitado a decretação da prisão preventiva do deputado Marcelo Simão (PP), mas o pedido não foi aceito e ele terá a prisão substituída por medidas alternativas.

 

As defesas dos acusados não foram localizadas para se manifestarem sobre a decisão.

 

Deflagrada na última quinta-feira (8), a Operação Furna da Onça é um desdobramento da Lava Jato que revelou a existência de um esquema de compra e venda de votos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

 

De acordo com o Ministério Público Federal, parlamentares recebiam propina para atuar de acordo com os interesses do grupo chefiado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral, em votações na Alerj.

 

Outra forma de comprar o apoio dos deputados era através do loteamento de cargos em diversos órgãos públicos do estado, principalmente no Detran, onde os parlamentares poderiam indicar funcionários comissionados ou mesmo terceirizados.

 

Ainda segundo o Ministério Público, o esquema movimentou pelo menos R$ 54 milhões e o dinheiro da propina vinha do sobrepreço de contratos para obras no Rio, com recursos estaduais e federais.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo