Ministro do STJ manda soltar Joesley Batista; empresário foi preso na Operação Capitu

Operação Capitu

Publicado em 12/11/2018 - 19:00 Por Kariane Costa - Brasília

O Ministro do STJ, Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, determinou a soltura do empresário  Joesley Batista. Joesley foi preso na última sexta-feira, durante a  Operação Capitu, que investiga favorecimento ilegal ao Grupo J&F.



Na mesma decisão, Cordeiro mandou soltar os ex-executivos do grupo, Ricardo Saud,  Demilton Antônio de Castro e Florisvaldo Caetano de Oliveira - os  três também delatores na Lava Jato.

 

Além deles, outros presos preventivamente  também tiveram o pedido de prisão revogada, inclusive o ex-deputado Eduardo Cunha, que vai continuar preso porque está detido por outras operações.

 

Na noite desse domingo,  o mesmo juiz já  havia concedido habeas corpus para dois presos pela Operação: o deputado eleito pelo PP do Mato Grosso, Neri Geller, e Rodrigo Figueiredo, ex-secretário do Ministério da Agricultura.

 

Na decisão de hoje e de domingo,  o ministro  Nefi Cordeiro,  afirma  que as prisões foram ilegais, porque  a colaboração com a Justiça deve ser sempre voluntária e, mesmo com acordo de delação, esconder fatos não significa prejudicar a colheita de provas sobre o objeto da investigação.

 

Já o Ministério Público Federal sustenta que Joesley e os outros envolvidos  destruíram provas, e que apesar de terem firmado acordo de delação, esconderam fatos da investigação. Cordeiro entende que o descumprimento do acordo de delação deve ser punido com a anulação do acordo e não com a prisão preventiva ou temporária.

 

De acordo com a investigação, em 2014, funcionários do Ministério  da Agricultura teriam recebido propina para favorecer o Grupo J&F, do empresário Joesley Batista, com a intermediação do então deputado Eduardo Cunha.

 

No dia 9 de novembro, a Operação Capitu cumpriu 56 mandados de busca e apreensão em seis estados, e 15 pessoas foram presas. Entre elas, o atual vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, do MDB, e o empresário Joesley Batista, da JBS.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo