Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Política

Publicado em 03/02/2019 - 08:55 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Foram treze horas de sessão plenária, divididas entre sexta-feira (1º) e sábado (2), até que os senadores elegessem para a Presidência da Casa, em primeiro turno e com 41 votos, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele passa a ser o terceiro na linha de sucessão presidencial e também presidente do Congresso.

 

Dos nove senadores que disputavam o cargo de presidente do Senado, três retiraram as candidaturas em apoio a Davi Alcolumbre. Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, também retirou candidatura logo após voto aberto do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), em favor do candidato do Democratas.

 

Sonora: “Para demonstrar que esse processo não é democrático, eu queria lhe dizer que o Davi não é Davi, Davi é Golias. Ele é o novo presidente do Senado e eu retiro a minha candidatura.”

 

Após ser eleito, Davi Alcolumbre negou que sua eleição seja uma vitória do governo e anunciou a prioridade de sua gestão.

 

Sonora: “O Senado Federal é um poder independente, tem que ser harmônico entre outros poderes, mas tem que ser respeitado. A vitória é do Senado, a vitória é do Brasil. Vou tentar insistentemente para que as conversações e o diálogo sejam o pano de fundo da minha administração.”

 

O novo presidente do Senado defende a aprovação da Reforma da Previdência.

 

Sonora: “O Brasil precisa da aprovação da Reforma da Previdência. O Senado vai debater. O compromisso da Presidência e dos senadores é tratar a matéria da forma mais célere possível para que a gente possa rapidamente destravar o Brasil e propor novos empregos e desenvolvimento para o nosso Estado.”

 

A sessão para eleger o presidente do Senado começou no fim da tarde de sexta-feira. Alguns parlamentares criticaram a permanência de Alcolumbre na presidência da sessão. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) chegou a retirar da mesa diretora pasta com documentos para a condução dos trabalhos.

 

Ainda na sexta, por 50 votos a 2 e uma abstenção, os senadores estabeleceram que a eleição seria com voto aberto. A votação foi anulada na madrugada de sábado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que determinou votação secreta conforme previsão regimental e o afastamento de Davi Alcolumbre da presidência por conflito de interesse.

 

No sábado, a primeira votação teve de ser anulada, pois foi constatada uma cédula a mais do que o número de senadores. Na segunda votação, Davi Alcolumbre foi eleito e será, aos 41 anos, o presidente do Senado mais jovem da história do parlamento.

 

A eleição dos demais integrantes da mesa diretora ficou para a próxima quarta-feira (6). 

 

Pelo twitter, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Alcolumbre e afirmou que ele tem o desafio de transformar em ações o sentimento de mudança que a população expressou nas últimas eleições.

 

*Post alterado às 14h40 de 03/02/19 para inclusão de matéria consolidada com sonora. 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo