Na abertura dos trabalhos de 2019, Toffoli diz que não há democracia sem Judiciário

Ano Judiciário

Publicado em 01/02/2019 - 15:54 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Na abertura do ano do Judiciário, Toffoli defende novo pacto entre os poderes.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu os trabalhos do ano de 2019 nesta sexta-feira (1º). Com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e diversas autoridades dos três poderes, a cerimônia foi conduzida pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

 

No discurso, Toffoli deu o tom do Tribunal para o ano, defendendo um novo pacto entre os poderes da República e também reformas, como a da Previdência, a fiscal e a tributária.

 

O presidente do Supremo destacou que sem o Judiciário não é possível haver democracia.

 

Sonora: “O debate, digo eu, crítico, é próprio das democracias. Pode-se concordar ou discordar d uma decisão judicial. Já afrontar, agredir e agravar o Judiciário e seus juízes e atacar a própria democracia.”


Também falou na cerimônia o vice-presidente Hamilton Mourão, representando o presidente Jair Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia. Para o general, as reformas propostas pelo governo acabarão judicializadas.

 

Sonora: “O país necessita de reformas estruturantes, que serão realizadas e, certamente, ensejarão discussões nas diversas instâncias do Judiciário. Reconforta-nos saber que esta mais alta corte, com saber e sensibilidade, tomará as decisões que o nosso país precisa.”

 
Também fez uso da palavra na cerimônia, o presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, que se referiu a defesa que a entidade faz do devido processo legal e das prerrogativas dos advogados. Para Lamachia, muitas vezes, a posição da OAB não é compreendida.
 

Sonora: “O clamor popular por justiça, clamor justo e que não pode ser recusado, foi também frequentemente objeto de manipulação, quer política, quer midiática, quer institucional.”
 

Entre os julgamentos já previstos para o primeiro semestre do ano no Supremo estão: a descriminalização do uso de drogas; a prisão após condenação em segunda instância; a criminalização da homofobia; e as regras para interceptações telefônicas.
 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo