Reforma da Previdência deve ser prioridade nesta semana no Congresso

Política

Publicado em 25/02/2019 - 13:40 Por Sayonara Moreno - Brasília

Nos dias que antecedem o Carnaval, as atenções no Poder Legislativo se voltam à reforma da Previdência Social.

 

A PEC número 6 começou a tramitar na semana passada e pode chegar nesta semana à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

 

As lideranças partidárias esperavam que todas as 25 comissões temáticas só fossem instaladas depois da folia. Mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer antecipar a instalação da CCJ para amanhã (26). O objetivo é começar logo a contar os prazos regimentais de tramitação da reforma da Previdência. A oposição promete obstruir as votações na comissão. Cabe à Comissão de Constituição e Justiça analisar se as propostas estão de acordo com a Constituição.

 

Após a CCJ, será criada a comissão especial que vai ter um prazo de 40 sessões do plenário para apresentar emendas com alterações ao texto e votar a PEC. Só então a proposta será analisada pelo plenário, em dois turnos, onde precisa de 308 votos para ser aprovada.

 

E a reforma da Previdência também será assunto no Senado, onde o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) pretende instalar uma subcomissão para acompanhar a tramitação na Câmara. Esse grupo seria formado por integrantes da CCJ do Senado. A ideia de os senadores acompanharem os trabalhos na Câmara é dar mais rapidez à tramitação quando a PEC chegar ao Senado.

 

Diferente da Câmara, no Senado a proposta não precisa passar por comissão especial. Será analisada pela CCJ e levada a votação em dois turnos no plenário, onde precisa de 49 votos para ser aprovada.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo