Força-tarefa do governo vai acompanhar demandas judiciais da reforma da Previdência

Previdência

Publicado em 11/03/2019 - 08:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo criou uma força-tarefa para atuar em ações judiciais sobre a reforma da Previdência. Foi publicada no Diário oficial da União desta segunda-feira (11) uma portaria que cria o grupo, que reúne 20 profissionais liderados pela Advocacia-Geral da União (AGU).

 

Também estão previstos na força-tarefa servidores de outras áreas, como da Consultoria-Geral da União e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

 

A atuação da força-tarefa será preventiva. De acordo com a portaria, o grupo foi criado para realizar um trabalho jurídico preventivo, acompanhando a judicialização de temas relativos à Proposta de Emenda a Constituição da reforma da Previdência.

 

A força-tarefa vai atuar ainda na sistematização e fornecimento de estudos, pareceres e notas técnicas. Além de organizar as teses para subsidiar as manifestações e defesas em juízo, assim como no monitoramento de ações judiciais sobre o tema.

 

Em fevereiro, o governo encaminhou a reforma da Previdência ao Congresso. A primeira etapa de debates será na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que, assim como as demais comissões, ainda não foi instalada.  

 

Segundo o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, a previsão é que a CCJ seja instalada na quarta-feira (13) desta semana. Para isso, os líderes partidários precisam indicar os nomes que irão compor a comissão a partir desta segunda-feira.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo