Projeto que torna crime o assédio moral no trabalho é aprovado na Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados

Publicado em 13/03/2019 - 11:45 Por Renata Martins - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei que torna crime o assédio moral no trabalho.

 

A proposta segue para apreciação no Senado.

 

Pelo texto, configura assédio moral quem ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função.

 

O projeto prevê a inclusão do assédio moral no Código Penal e define que a pena para o crime será detenção de um a dois anos, em regime aberto e multa.

 

A relatora, deputada Margarete Coelho, do PP do Piauí, explica que o projeto quer penalizar quem pratíca a conduta, podendo ser o chefe, o colega de trabalho ou um subordinado.

 

Segundo a parlamentar, são as mulheres as maiores vítimas do assédio moral.

 

A proposta enfrentou resistência de alguns parlamentares.

 

Para a deputada Carla Zambelli, do PSL de São Paulo o texto pode gerar insegurança aos empregadores.

 

A relatora afirma que é um equívoco afirmar que o projeto penaliza as empresas, pois é a prática de assédio moral que prejudica a economia.

 

 

Ainda nessa terça-feira, o plenário da Câmara aprovou projeto que permite a juizes de casos de violência contra a mulher ordenem a apreensão de arma de fogo registrada em nome do agressor.

 

A provação das propostas fazem parte de um esforço da Câmara em aprovar esta semana pautas consideradas prioritárias pela bancada feminina.

 

Os dois projetos seguem para apreciação do Senado.

 

Com informações da Agência Brasil. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo