Quem estabelece as práticas de preço é a Petrobras, diz Paulo Guedes

Ministro da Economia

Publicado em 16/04/2019 - 22:09 Por Kariane Costa - Brasília

O governo não vai manipular o preço do diesel.

 

A declaração é do Ministro da Economia Paulo Guedes, feita nessa terça-feira (16) depois da reunião com o presidente Jair Bolsonaro, com a participação do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do ministro de Minas e Energia, Bento Alburquerque.

 

Em coletiva de imprensa,  Guedes afirmou que quem decide sobre o aumento do Diesel é a Petrobras.

 

Ele revelou que no encontro liderado por Bolsonaro ficou claro que está fora de questão qualquer proposta de manipulação de preços na Estatal.

 

Sobre a ligação do presidente Jair Bolsonaro ao presidente da Petrobras, na sexta-feira,  Paulo Guedes disse que a preocupação de Bolsonaro era natural.

 

Bento Albuquerque informou que a reunião foi para esclarecer ao presidente Bolsonaro  como funciona o processo de formação de preços dos combustíveis, a pratica de preço adotada pela Petrobras desde 2002

 

Guedes disse ainda ficou acordado com a Petrobras que a empresa vai adotar uma politica de transparência maior em relação a politica de preços.

 

Na última  semana , a Petrobras havia anunciado um reajuste de 5,74% do no preço do óleo diesel nas refinarias, mas a medida foi suspensa a pedido do presidente da República.

 

Segundo o governo, Bolsonaro queria entender aspectos técnicos da decisão da Petrobras. A decisão de suspender o reajuste do diesel provocou queda no valor das ações da petroleira na Bolsa de Valores de São Paulo.

 

O ministro  reiterou que, no médio prazo, o governo pretende fazer privatizações no setor de distribuição de petróleo e gás e mudar a regulamentação para atacar monopólios e cartéis no mercado de energia.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo