Câmara pode votar MP sobre capital estrangeiro no setor aéreo e franquia de bagagem

Congresso

Publicado em 14/05/2019 - 09:53 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar medida provisória que autoriza até 100% de capital estrangeiro em campanhias aéreas com sede no Brasil. Hoje esse percentual é de 20%.

 

No texto aprovado na Comissão Mista, do relator Roberto Rocha, senador do PSDB do Maranhão, foi incluída a volta da franquia de bagagem.

 

Pelo relatório, o passageiro tem direito a despachar nos voos dentro do país mala de até 23 quilos nas aeronaves acima de 31 assentos. A franquia é a mesma que existia antes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) editar uma norma possibilitando a cobrança do despacho de bagagem pelas empresas. 

 

Nas linhas internacionais, a franquia de bagagem funcionará pelo sistema de peça ou peso, de acordo com regulamentação específica.

 

Já sobre o controle das companhias aéreas pelo capital internacional, o relatório do senador Rocha exige que as empresas interessadas em aumentar o limite de participação de estrangeiros devem operar, ao menos, 5% dos voos em rotas regionais por, no mínimo, 2 anos.

 

Os defensores da medida provisória argumentam que o projeto vai ampliar os investimentos no setor. Já os críticos temem que o controle por estrangeiros prejudique rotas regionais, com pouco retorno financeiro.

 

No mês passado, o plenário da Câmara aprovou projeto de lei parecido, mas a proposta aguarda votação no Senado.

 

O plenário ainda pode votar nesta semana a medida provisória que cria a empresa NAV Brasil, que assumiria as operações relacionadas à navegação aérea, serviço hoje realizado pela Infraero. A intenção seria reduzir os prejuízos da estatal que perdeu aeroportos rentáveis para a iniciativa privada. 

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo