O governo federal lançou nessa quinta-feira (30), em Brasília, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, com as divulgações dos planos de desenvolvimento das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Amazônia.
Os planos serão definidos por decretos presidenciais. Já a política nacional será instituída por projeto de lei e se baseia em seis eixos estratégicos focados na inovação tecnológica e capacitação de mão de obra.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, destacou os objetivos dos planos apresentados nessa quinta-feira.
O objetivo é ajudar o crescimento das cidades médias, aquelas que têm relevância econômica regional, mas ainda não são tão desenvolvidas.
A primeira ação prática será a construção de uma infovia, que vai conectar 36 cidades nordestinas por meio de fibra ótica, para ampliar o acesso à internet.
O ministro Gustavo Canuto também comentou que o governo pretende fazer mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo ele, a proposta é aumentar o número de faixas para atender as diferentes demandas no programa.
As mudanças no Minha Casa Minha Vida devem ser divulgadas na semana que vem. O programa habitacional do governo federal receberá um novo nome.