Bolsonaro leva ao Congresso projeto com mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

Congresso

Publicado em 04/06/2019 - 14:46 Por Sayonara Moreno - Brasília

Um projeto de lei que propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro foi entregue, nesta terça-feira (4), pelo presidente Jair Bolsonaro, no Congresso Nacional.

 

Acompanhado pelos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Bolsonaro entregou o texto, pessoalmente, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.


O documento propõe a ampliação do prazo de validade da carteira de motorista de cinco para dez anos. E que as habilitações já expedidas, antes de a lei ser implementada, tenham o prazo estendido, automaticamente.

 

Além disso, o PL propõe o aumento de 20 para 40 pontos na carteira, para que o motorista perca a habilitação, devido a infrações de trânsito e o fim da exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais.


Segundo Jair Bolsonaro, a ideia é desburocratizar a vida dos motoristas brasileiros.


O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, citou outras mudanças propostas, também no sentido de desburocratizar e inovar. O ministro lembrou a ideia do governo de transformar os documentos do veículo em documentos digitais.

O projeto também propõe o fim da multa para veículos que circulem durante o dia, em rodovias de pista simples, sem o farol baixo. Nesse caso, incidiriam apenas os pontos na carteira, sem a cobrança de multa. Mesmo assim, continuaria sendo obrigatório o uso dos faróis, de dia.
 

Em relação ao uso de cadeirinhas infantis em veículos, o governo defende que a obrigatoriedade vire lei e não uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como é hoje.

Antes da entrega do projeto, no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de apresentação de cartas credenciais de oito novos embaixadores que vão atuar no Brasil. São os representantes da Venezuela, México, Colômbia, Paraguai, Arábia Saudita, Peru, Guiné e Indonésia, no Brasil. 

 

A embaixadora da Venezuela, María Teresa Belandria, representa o governo do autoproclamado presidente interino venezuelano, Juán Guaidó.

 

A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e, na prática, a entrega dessas credenciais reconhece a atuação dos novos diplomatas no Brasil.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo